24 de agosto de 2017

10 melhores carnes para churrasco

Quando o final de semana vai chegando bate aquela vontade de fazer um churrasquinho com a família ou os amigos.

Daí você compra a cerveja, prepara a churrasqueira, arranja tira-gosto, descola um pão de alho, mas… e a carne?

No supermercado as opções parecem infinitas, e no açougue então… se depender do vendedor você acaba levando um boi inteiro para assar!

Nesse momento, o ideal é buscar ajuda de quem realmente entende e pode te guiar na hora de comprar a carne certa para o churrasco.

Foi pensando nisso que apresentamos abaixo as 10 melhores carnes para churrasco que podem transformar o seu churrasquinho em churrascão de uma vez por todas! Quer saber mais? Então continue lendo para descobrir!

1. Picanha

[Picanha assada]

A primeirona na lista de todos os churrascos, a picanha é apetitosa, suculenta e possui um sabor incomparável. Pode ser temperada só com sal grosso ou com outros condimentos, como pimenta do reino e alho em pasta.

Para deixá-la realmente boa é preciso selar antes de começar a assar. Para isso, deixe a carne próxima do fogo (cerca de 20cm) por alguns minutos, girando até que cada lado perca o tom avermelhado. Depois disso é só subi-la novamente, deixando que asse até o ponto desejado. Essa selagem faz com que a carne fique muito mais suculenta e saborosa.

2. Costela

[costela-assada]

Com um sabor indescritível, a costela, seja de porco ou de boi, é uma carne que sempre é destaque nos churrascos. Por possuir fibras grossas e compridas, seu tempo de cozimento é mais longo, aceitando desde temperos mais elaborados até o sal grosso puro e simples.

Uma boa opção é também temperá-la com molho barbecue, ou rechear cortes transversais com rodelas de cebola, prendendo-a em garfos próprios para churrasco.

3. Fraldinha

[Fraldinha]

Uma das boas opções de carnes para churrascos, a fraldinha é uma carne de corte pequeno e fibras longas. Possui pouca concentração de gordura, sendo conhecida como uma opção leve e macia. A galera fitness agradece!

É possível prepará-la na brasa, economizando um bom trabalho no manuseio da churrasqueira. Para isso, tempere bem a carne usando manteiga, limão, alho, sal e suco de laranja e enrole-a em papel alumínio. Essa é uma ótima opção para servir na hora do almoço e com pratos de acompanhamento.

4. Maminha

[Maminha Assada]

Essa é talvez a parte do boi com maior concentração de gordura e, justamente por isso, a carne é macia, saborosa e suculenta. Para servir a maminha, você deve cortá-la em fatias sempre contra as fibras da carne.

Você pode escolher entre prepará-la no espeto, fatiando em porções finas, ou na grelha, cuidando para não deixar passar demais do ponto a fim de não alterar o seu sabor.

5. Asinhas de Frango

[Asa de frango assada.]

Asinhas de frango são sempre bem-vindas nos churrascos, e fazem sucesso principalmente entre as crianças por conta de seu sabor delicado e crocância. Por isso, considere temperos mais leves e até agridoces para essa carne.

Sua grande vantagem é a de absorver bem qualquer tipo de ingrediente, podendo ser assada no forno, na grelha e até mesmo no espeto. Ensinos algumas receitas para churrasco aqui no blog e uma delas é a de asinha de frango ao molho mostarda, essa é uma receita super fácil e saborosa.

6. Alcatra

[Alcatra assada]

A Alcatra, quando comprada inteira, pode ser dividida em três partes: a picanha, a maminha e o miolo da alcatra que, como o próprio nome indica, fica bem no centro dessa carne.

Essa parte em especial é um carna para churrasco macia e tem bem menos gordura que a picanha, sendo uma opção saudável e igualmente saborosa. Pode ser preparada na grelha, mas pede atenção para que não perca o ponto, uma vez que leva só de 15 a 20 minutos para ficar pronta.

7. Filé Mignon

[Filé Mignon na brasa]

O Filé Mignon é conhecido por ser um pedaço nobre e raramente utilizado no dia a dia. Como carne para churrasco, porém, esse pedaço é uma boa pedida para quem gosta de ousar.

Apesar de não ser comumente usado para esse fim, o filé mignon é macio e adocicado, podendo também ser servido em espetinhos com acompanhamento de outras carnes como linguiça e bacon.

8. Contra Filé

[Contra filé assado]

O contra filé também pode ser encontrado com o nome de lombo desossado ou filé curto, e geralmente é servido bem mal passado. Para os apreciadores da carne sangrando, essa é a pedida ideal, já que fica macio e com o sabor acentuado.

Pode ser servido fatiado ou picado, e fica ótimo com cebola roxa assada, já que pega bem o sabor desse legume.

9. Cupim

[Cupim assado]

O cupim é a carne encontrada na parte de trás do boi, logo atrás do pescoço e é consistente e fibrosa. Tem um sabor muito característico e costuma ser servida junto de pratos e entradas como risotos e saladas.

A carne é bastante popular para churrascos, e precisa de algum tempo para ser assada até o ponto ideal para consumo. Para os mais metódicos, existe também a possibilidade de enrolar a carne em papel celofane para churrasco, que ajuda a distribuir o calor da churrasqueira de maneira uniforme, garantindo que todo o interior seja bem cozido.

10. Bisteca

A bisteca, ou chuleta, é um corte retirado do contra filé, já mencionado acima. Por conta da capa de gordura, essa é uma opção de carne que se mantém muito macia e suculenta mesmo depois de assada.

Seus cortes geralmente são transversais ao músculo e osso, separando a carne em bifes. Pode ser preparada na frigideira, chapa, churrasqueira, forno e grelha.

 

Fonte: Méliuz

Compartilhe

Leia também

Receba nossas postagens por e-mail

Visualize os e-books da TGD

Preencha os dados abaixo e tenha acesso ao e-book de forma gratuita.