20 de agosto de 2017

13 lugares em Porto Alegre para um café no domingo

Domingo é o dia oficial da preguiça e do café também. Nada como acordar tarde e sair para aproveitar o tempo e relaxar no fim de semana em algum lugar legal. Selecionamos alguns cafés, confeitarias e padarias em Porto Alegre que abrem as portas aos domingos e que adoramos. Alertamos que os horários de funcionamento dos estabelecimentos podem mudar.

CAFÉ DO PORTO
Inaugurado em 1995, é um dos mais clássicos de Porto Alegre. É uma boa opção a qualquer hora do dia – a nossa dica é sentar nas mesinhas na rua, principalmente no happy hour. O lugar também tem uma agenda cultural agitada e homenageia artistas locais. O espresso é o forte dos cafés. Para acompanhar, indicamos o sanduíche Buraco Quente, feito com carne de panela.
Rua Padre Chagas, 293 – Moinhos de Vento
Fone (51) 3346-8385
O horário de funcionamento aos domingos é das 9h às 22h

ORIGEM COFFEE CO.
O Origem, que fica no meio do Shopping Iguatemi, tem um ambiente agradável e bonito, e por isso é uma boa opção para relaxar apreciando um excelente café ou até mesmo para trabalhar algumas horas. O atendimento é querido, a equipe se preocupa em explicar os métodos de preparo de cada café. Eles oferecem cinco tipos de grãos: blue, brown, orange, pink e violet. Experimentamos e indicamos para você conhecer o método Sifão, um dos mais diferentes da casa. O resultado vai ser um café muito saboroso e intenso.
Av. João Wallig, 1.800 (Shopping Iguatemi) – Jardim Europa
Fone (51) 3395-4955
O horário de funcionamento aos domingos é das 14h às 20h

AGRIDOCE CAFÉ
O Agridoce é daqueles lugares impossíveis de não se apaixonar logo de cara. São vários ambientes, cada um com uma decoração diferente, todas de encher os olhos. Prepare a câmera do celular, porque você vai querer fotografar tudo. O cardápio é bem amplo, com diversas opções de cafés, doces e salgados, isso sem falar em uma página inteirinha dedicada a receitas sem glúten e sem lactose. Entre os cafés, o cappuccino cardamomo é um dos nossos preferidos, preparado com sementes da especiaria. Outros destaques do cardápio que a gente ama são a torta brownie com doce de leite coberta por merengue suíço e o naked cake de chocolate com recheio de doce de leite e frutas vermelhas.
Rua Sarmento Leite, 1.024 – Cidade Baixa
Fone (51) 3392-7746
horário de funcionamento aos domingos é das 12h às 22h
 

MACHRY
Muita gente conhece o lugar – referência na Zona Sul de Porto Alegre – pelo seu almoço, que é mesmo delicioso, mas os doces são o grande destaque. Por lá, a dica é sentar, curtir o clima e apreciar as centenas de objetos e produtos que estão à venda. Não deixe de provar a torta de banana e doce de leite – há quem diga que não há torta igual na cidade – e a gente concorda –, pois ela combina as quantidades ideais dos dois principais ingredientes e de merengue. Para acompanhar, um espresso cai muito bem.
Rua Doutor Armando Barbedo, 257 – Tristeza
Fone (51) 3024-1300
O horário de funcionamento aos domingos é das 11h às 19h30
 

PRESSTISSERIE
É a confeitaria do Grupo Press. Mirella Tellini Aranha é o nome à frente dos doces da casa. Aliás, a vitrina onde ficam dispostas as delícias é incrível, chega a ser uma tortura escolher um só. O ambiente é requintado e fica aberto da manhã até a noite. Os lanches salgados, como o Croque Madame, também são imperdíveis. O nosso doce preferido é o mil-folhas de doce de leite, mas experimente também a éclair de creme e o delicado religieuse de chocolate com marzipan. Para ficar ainda mais perfeito, peça um lácrima, o espresso com uma crema do leite.
Rua Cel. Lucas de Oliveira, 1.190 – Bela Vista
Fone (51) 3085-5888
O horário de funcionamento aos domingos é das 10h às 19h
 

PINK VELVET BAKERY
A Pink Velvet é uma doceria muito bonita que fica atrás do Colégio Militar. Na decoração, predomina a cor pink. Em meio às mesas, tem um pilar cheio de bilhetinhos em post-its, uma graça. No cardápio, bolos, tortas, doces, pães, sanduíches feitos na hora e os famosos donuts. A nossa dica é experimentar a torta Red Velvet, um dos destaques do menu – doce na medida e com um sabor sem igual. Fica ainda melhor se acompanhada de um bom cafezinho. O local também oferece brunch aos sábados e domingos, mas é sempre bom confirmar na página do Facebook deles antes de ir.
Av. Venâncio Aires, 757 – Santana
Fone (51) 3062-2600
O horário de funcionamento aos domingos é das 10h30 às 14h e das 15h30 às 20h
 

CONFEITARIA BEROLA
A Berola é uma confeitaria tradicional de Pelotas, criada em 1988 pela doceira Dona Berola Lusche. Não precisa nem falar que tem um doce melhor do que o outro, né? O ambiente é simples e pequeno, mas bem simpático. É um lugar perfeito para tomar um café acompanhado de quitutes deliciosos. Aliás, opção é o que não falta, são mais de 70 tipos. Nós adoramos as trouxinhas, principalmente a de branquinho recheada com brigadeiro e a de brigadeiro recheada com brigadeiro.
Av. Wenceslau Escobar, 1.823 – Loja 16 (Paseo Zona Sul) – Tristeza
Fone (51) 3019-3999
O horário de funcionamento aos domingos é das 14h às 20h
 

JEAN PIERRE
No cardápio, croissants, focaccias, pretzels e outras delícias doces. Toda hora tem pão fresquinho saindo do forno. A gente adora o combo de café da manhã Continental. Vem com cesta de pães – uma espécie de degustação do que eles fazem por lá –, acompanhada de café, suco, frios e manteiga.
Rua Engenheiro Antônio Rebouças, 74 – Bela Vista
Fone (51) 3332-8142
O horário de funcionamento aos domingos é das 8h às 20h
 

BARBARELLA BAKERY
Referência em padaria desde que foi inaugurada, em 2002, por Ana Zita Fernandes, a Barbarella é a nossa sugestão para comer bons pães, seja no café da manhã, no almoço, no lanche ou no jantar. Entre bagels, brioches, pães de aipim e de milho, peça o simples (pão francês com manteiga, presunto e queijo) acompanhado de um café. 
Rua Dinarte Ribeiro, 56 – Moinhos de Vento
Fone (51) 3346-7164
O horário de funcionamento aos domingos é das 9h às 20h
 

LA TASCA
Criada e comandada por argentinos, a padaria está localizada em um casarão antigo no meio do Centro Histórico de Porto Alegre. Logo ao entrar, a gente já dá de cara com os pães na vitrina do balcão, de todos os sabores e formatos. Faça como os moradores do bairro: passe lá e leve seu pão para casa. Nossa dica é o pão de vinho, inacreditável.
Rua Duque de Caxias, 678 – Centro Histórico
Fone (51) 3212-5966
O horário de funcionamento aos domingos é das 10h às 22h
 

CAFÉ & PROSA
Localizado dentro da Floricultura Winge, na Zona Sul de Porto Alegre, o café tem um clima agradável, perfeito para uma visita tranquila no final de semana, seja de manhã ou à tarde. Experimente sentar ao ar livre e curtir o visual de pura natureza, paz e beleza. Vá sem pressa, vá para relaxar. Além dos cafés, prove o Xodó, uma limonada com morango simplesmente incrível. Se a fome for de salgado, aposte nas bruschettas. Mas, se a vontade for de doce, a Torta dos Deuses, com chocolate amargo, café e leite condensado, é a opção que mais curtimos.
Rua Dr. Mario Totta, 963 – Tristeza
Fone (51) 3264-4954
O horário de funcionamento aos domingos é das 9h15 às 17h45
 

PADARIE
No início do ano, a Padarie passou por uma reforma e ficou muito mais focada no balcão. Ou seja, passe por lá de manhã cedo ou depois do trabalho para garantir seu pão do café da manhã. Algumas mesinhas possibilitam uma refeição rápida, se você preferir. Nossa dica são os ovos mexidos acompanhados de fatias tostadas de pão multigrãos, um dos melhores da casa.
Rua Ten. Cel. Fabricio Pilar, 822 – Mont’ Serrat
Fone (51) 3517-6583
O horário de funcionamento aos domingos é das 8h às 20h
 

Compartilhe

Leia também

Receba nossas postagens por e-mail

Visualize os e-books da TGD

Preencha os dados abaixo e tenha acesso ao e-book de forma gratuita.