24 de março de 2023

Arte urbana e revitalização urbana: o novo mural em Porto Alegre como exemplo de transformação e valorização da cidade

A cidade de Porto Alegre está prestes a ganhar mais um presente em comemoração ao seu aniversário de 251 anos. Desta vez, uma iniciativa da empresa TGD e Edificare Engenharia,  promete transformar um muro sem graça na entrada da cidade em uma vibrante obra de arte que homenageia a cultura gaúcha.

Porto Alegre está se tornando uma galeria de arte ao ar livre, enchendo os olhos, alimentando o espírito e aquecendo o coração. Não se trata apenas de embelezar ruas. Há algo mais lá: a retomada de um senso de pertencimento e cuidado com a cidade.

À medida que a Capital completa 251 anos, receberá outro presente na forma de cores. Desta vez, na entrada da cidade. Uma parede suja e sem graça será transformada em um novo mural. Será uma homenagem à cultura gaúcha, representada por uma família que carrega o Rio Grande do Sul no coração: os Fagundes, representados no mural  por Ernesto, Paulinho e Neto( nas imagens abaixo e nesta ordem).

Com 71 metros de comprimento, a estrutura localizada em um dos acessos à Avenida Castelo Branco (pela Rua Voluntários da Pátria) será pintada pelo multiartista Jackson Brum.

A iniciativa vem das empresas porto-alegrenses TGD e Edificare Engenharia, em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Como faz parte de uma área pública no 4º Distrito, a parede foi concedida pela cidade para a intervenção – uma decisão mais do que sábia.

 

O grafite, antes sinônimo de preconceito (por pura ignorância), tem um potencial transformador. É um meio de revitalizar áreas degradadas e abandonadas, criando um ambiente mais acolhedor para a comunidade. Murais podem servir como uma forma de reivindicar o espaço público, tornando-o mais inclusivo e promovendo a justiça social.

O projeto do mural proposto pela TGD e Edificare Engenharia é apenas um dos muitos exemplos de como a arte pode transformar uma cidade. Em Porto Alegre, murais podem ser encontrados em vários bairros, desde o centro histórico até a periferia.

Um dos mais famosos é o mural do artista espanhol Okuda San Miguel, localizado na fachada de um prédio no bairro Bom Fim. Com suas formas geométricas e cores vibrantes, o mural se tornou um marco da cidade.

Artistas e ativistas têm promovido a arte urbana há muitos anos, reconhecendo seu potencial de transformar espaços urbanos e promover a diversidade social e cultural. No entanto, o grafite e a arte de rua ainda enfrentam muitos desafios, incluindo o quadro legal, a aceitação social e até mesmo a censura.

Nos últimos anos, a cidade de Porto Alegre vem avançando no reconhecimento e apoio à arte urbana. Em 2017, a Lei Municipal de Graffiti foi aprovada, regulamentando a prática de grafite e arte de rua na cidade. A lei estabelece diretrizes para a criação e manutenção de murais e reconhece o valor cultural e artístico da arte urbana.

Em conclusão, o mural dos Fagundes é um símbolo do poder da arte em transformar uma cidade, promover a inclusão social e celebrar a cultura local. A iniciativa da TGD e Edificare Engenharia, em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, é um passo à frente no reconhecimento do valor da arte urbana e seu potencial em criar uma cidade mais vibrante

Investir na arte e na cultura como forma de transformar e valorizar a cidade de Porto Alegre é um gesto que merece aplausos e reconhecimento. Se você está em busca de inspiração para transformar espaços públicos sem vida em verdadeiras obras de arte que contribuem para a revitalização urbana e a segurança da população, a pintura do mural em Porto Alegre é um exemplo inspirador. A arte urbana tem um potencial transformador enorme e pode ser uma das chaves para a construção de cidades mais seguras, vibrantes e humanas.

Clique no link e confira a reportagem completa

 

Compartilhe

Leia também

Receba nossas postagens por e-mail

Visualize os e-books da TGD

Preencha os dados abaixo e tenha acesso ao e-book de forma gratuita.