26 de outubro de 2018

Bairro Floresta: o charme tradicional e a diversidade cultural

Ruas charmosas e arborizadas, casarões antigos e ampla diversidade de comércio na região são algumas das características do clássico bairro Floresta, local que reflete simpatia e acolhimento aos antigos e novos moradores diariamente.

O bairro nasceu com a antiga Estrada da Floresta, onde hoje compreende a Avenida Cristóvão Colombo, que ligava o centro a uma verdadeira “floresta”. Com o tempo essa mata foi sendo devastada e o bairro desenvolvido. Foram construídos importantes empreendimentos na região, como o Hospital Militar, a antiga Sociedade Florida e a Igreja de São Pedro. Por lá também observamos uma tendência industrial, responsável por abrigar fábricas como Ritter e Cia. Ltda, Cervejaria Brahma, Cervejarias Bopp, Sasse, entre outras. 

Mesmo com rica variedade de indústrias e comércios, o bairro mantém sua característica residencial. Repleto de prédios e casarões antigos, a graça do local está na sua história que vem sendo revitalizada com pequenas iniciativas empresariais no 4º Distrito.

A localização é bastante atrativa. Próximo ao Centro Histórico, com fácil acesso às principais saídas da cidade e ao Aeroporto Salgado Filho, o bairro Floresta, que está dentro do complexo do 4º Distrito, também se encontra do lado de bairros nobres da capital gaúcha, como Moinhos de Vento, Higienópolis e Auxiliadora. Isso proporciona àqueles que transitam pela região uma grande mobilidade e logística.

Mas e a presença cultural? Tem também! Em um passeio pelas ruas do Floresta você irá se deparar com diversos centros que incentivam a cultura da cidade. O Vila Flores, por exemplo, é um complexo arquitetônico formado por 3 edifícios e um pátio central. Ele abriga atualmente diversas funções como a realização de atividades socioculturais, espaço de trabalho para artistas e empreendedores criativos, além de ser um local de aprendizado.

Encontramos por lá galerias de arte também, como a Noventamil, localizada no Distrito C, assim como a Bolsa de Arte e a Galeria Hipotética. E se você gosta de empreender, é criativo e amante das artes, também vai amar o espaço da La Casa de Pandora, um espaço que oferece toda a infraestrutura necessária para tirar as ideias do papel e incentivar o desenvolvimento de novos projetos. Assim como o Studio Q, que é uma escola criativa de design e artes têxteis que tem como propósito conectar as pessoas e inspirar novas ideias.

Floresta é um bairro completo, com riqueza de todos os tipos, seja ela cultural ou industrial, além de contemplar grandes necessidades dos moradores, como a facilidade de chegar ao centro e às principais saídas da cidade, além de se encontrar ao lado de grandes bairros nobres.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a história e as vantagens do bairro Floresta? Aproveite para conhecer nosso empreendimento Villa Floratta! Ele fica na Rua Almirante Barroso, próximo à Avenida Cristóvão Colombo, coração do distrito.       

Para conhecer nossos empreendimentos, acesse TGD! Acompanhe também nosso blog para receber muitas dicas e novidades.

FONTES: Wikihaus | Gaúcha ZH | Distrito Criativo

Compartilhe

Leia também

Receba nossas postagens por e-mail

Visualize os e-books da TGD

Preencha os dados abaixo e tenha acesso ao e-book de forma gratuita.