Localizados no coração de Porto Alegre, os bairros Rio Branco e Bom Fim são alguns dos bairros mais amados da cidade de Porto Alegre—e por bons motivos. Venha conosco conhecer alguns dos porquês de escolher um destes dois bairros na hora de escolher um novo lar.
O bairro Rio Branco como conhecemos hoje se chamava, no final do século XIX e início do século XX, Colônia Africana. Demarcada pelas ruas Ramiro Barcelos, Mariante, Mostardeiro e Caminho do Meio (atual Protásio Alves), situadas no 3º Distrito da cidade de Porto Alegre e fazia parte da região do Bom Fim e Mont’Serrat.
Vantagens:
Uma das maiores vantagens do bairro são suas amplas áreas verdes. As ruas do bairro são, em sua maior parte, amplamente arborizadas, o que as torna extremamente agradáveis durante os meses mais quentes—e perfeitas para aquela corridinha ao ar livre! Também se localiza no bairro Rio Branco a Praça Sílvio Ughini, que foi revitalizada recentemente.
Outra grande vantagem em morar no bairro Rio Branco é a qualidade de educação que você e seus filhos poderão usufruir. O Colégio Israelita Brasileiro, Centro Universitário Metodista IPA, Colégio Leonardo da Vinci e Fundação Universitária Mário Martins são algumas das opções desta zona tão rica em cultura.
Já quando se fala em opções de lazer, a Associação Atlética Rio Grandense e seu time de futebol são uma ótima opção, assim como o Clube Caixeiros Viajantes, que oferece diversas modalidades de esporte para todas as idades.
Alguns outros atrativos são o Hospital Fêmina, primeiro e único hospital feminino da cidade, o Prédio da Advocacia-Geral da União, o Palacete H. Theo Möller e os Escoteiros do Brasil da Região do Rio Grande do Sul, assim como a fácil acessibilidade ao centro da cidade.
Originário do popularmente chamado Campo Várzea, o bairro Bom Fim se localizava em uma área pública de 69 hectares e era acampamento dos carreteiros, abrigando também o gado destinado a alimentar Porto Alegre. Passou a se chamar Campos do Bom Fim quando, em 1867, começou a construção da Capela Nosso Senhor Jesus do Bom Fim. A construção da mesma foi finalizada em 1872.
Vantagens:
Quando falamos no bairro Bom Fim, uma das primeiras coisas que vem à mente é o emblemático Parque Farroupilha—a popular Redenção e suas áreas verdes. Além de ser tombado pela prefeitura como patrimônio, a Redenção é um ponto de encontro popular para os porto-alegrenses e com diversas atividades para todas as idades. Também é anfitrião do famoso Brique da Redenção, também tombado como patrimônio histórico, cultural, natural e paisagístico da cidade.
Outro símbolo do Bom Fim é o Museu da UFRGS. O museu universitário multidisciplinar, foi fundado em 1984 e é um dos grandes centros de educação da zona, assim como a Escola Estadual de Ensino Médio Anne Frank.
Se você busca bons momentos de lazer, irá se encantar pelo Auditório Araújo Vianna. Casa de diversos shows nacionais e internacionais, assembleias e palestras de personalidades renomadas, o auditório, suas atrações e arquitetura estonteante é um dos protagonistas do bairro.
Entre em contato conosco para obter mais informações.