14 de março de 2019

Bom Fim: conheça o charmoso e tradicional bairro de Porto Alegre

Querido pelos porto-alegrenses e amantes da cidade, o Bom Fim é um dos tradicionais bairros da capital gaúcha. A região, que carrega consigo muita história, se adaptou às mudanças de era, mantendo ainda seu espírito agregador.

 

Característico por reunir diversas tribos diariamente, o bairro Bom Fim era conhecido como Campo da Várzea e servia de acampamento aos carreteiros, além de manter o gado que abastecia a cidade, no século XIX. Em 1959, foi fundado legalmente e hoje é um bairro de classe média alta de Porto Alegre.

 

O Parque da Redenção, símbolo do bairro e também da capital gaúcha, tem também uma longa trajetória. Era, em sua origem, um espaço particular que concentrava gados, além de abrigar espaço para secagem de couro. No ano de 1807, o espaço foi doado à cidade, mas somente a partir de 1900 começou a se desenvolver como parque.

 

Seu nome também sofreu mutações, porém ambas são conhecidas atualmente: além de Parque da Redenção, o local é batizado como Parque Farroupilha em homenagem à Guerra dos Farrapos, pois era utilizado como refúgio e abrigo na época.

 

Em 1988 foi inaugurada a capela de Nossa Senhora do Bom Fim, localizada na Avenida Osvaldo Aranha, que deu nome ao bairro. Foi a partir de sua construção que o bairro começou a se desenvolver, porém, somente a partir de 1920, com a chegada das comunidades judaicas na região, as primeiras residências e comércios foram construídos, formando sua identidade atual.

 

Hoje o bairro abriga bares, cafeterias, lojas e espaços de lazer que unem todas as tribos de todas as idades, unindo a arquitetura moderna com uma arquitetura mais tradicional, possui sinagogas, comércios e estabelecimentos diversos.

 

Inovação é também uma das características da região. Mesmo sendo referência em tradicionalidade, abriga inúmeros nichos e está aberto a receber novidades que são a cara da região.

 

O brique da redenção é um exemplo. A feira a céu aberto que ocorre todo domingo, das 9h às 17h, no canteiro central da Avenida José Bonifácio – ao lado do Parque da Redenção -, reúne diversos expositores, artistas plásticos, antiquários e bancas de alimentos. Por lá, semanalmente ocorrem diversas atrações que entretêm e inspiram os visitantes.

 

Não deixe de conhecer esse bairro charmoso e aconchegante de Porto Alegre!

 

Aproveite para visitar nosso blog e saber mais sobre a capital gaúcha e nossos empreendimentos. Conheça a TGD!

Compartilhe

Leia também

Receba nossas postagens por e-mail

Visualize os e-books da TGD

Preencha os dados abaixo e tenha acesso ao e-book de forma gratuita.