18 de abril de 2021

Clima de casa: dicas para trazer aconchego na decoração

Clima de casa: dicas para trazer aconchego na decoração

A casa é o lugar que deve fazer a gente se sentir bem. Aquela sensação de "lar doce lar" tem a ver com conforto e aconchego. Pequenos truques de décor podem transformar o seu cantinho. E o melhor: não é preciso investir muito. Afinal, neste caso, os detalhes fazem toda a diferença.

Reunimos, neste post, algumas ideias e inspirações. Confira!

Enfeite a casa

Já ouviu falar em "memorabilia"? São objetos de decoração que carregam significados poderosos para seus donos – uma relíquia da família, uma lembrança de viagem, um presente de alguém querido – e ganham destaque na decoração da casa. Enfeite a casa misturando memórias com quadros, porta-retratos, peças de arte e também artesanato. Combine tudo que você gosta!

 

Mude tudo de lugar

Para a energia mudar e sentir que a casa está renovada, mude os móveis de lugar. Pode ser o sofá, a mesa de jantar, o lugar da cama no quarto. Procure olhar para a casa e seus espaços de outros pontos de vista. Vale também pintar as paredes, trazer ou tirar a cor. Renove o olhar!

Aposte nas plantas

As folhagens são elementos decorativos que trazem vida para a casa, além de promover rotinas que ajudam na tão falada conexão com o presente. Não à toa, em tempos de pandemia, muita gente virou “a louca das plantas” e transformou a casa numa verdadeira urban jungle.

Vestir a casa

Os tecidos vestem a casa. Uma cortina traz charme para o ambiente, preenche o espaço e melhora a acústica do ambiente. Almofadas trazem conforto, possibilitam uma mistura de texturas e estampas e complementam o visual do sofá. Um tapete é um convite para ficar descalço e relaxar. E não existe nada melhor do que ver TV enrolado numa mantinha bem gostosa que, de quebra, enfeita quando não está em uso.

Cheiro de casa

Não esqueça de promover memórias afetivas através de outros sentidos além do olhar. Apostar num cheirinho bom – aquele "cheirinho de casa" – também é uma ótima sugestão para trazer mais aconchego. Velas, incensos e difusores podem – e devem! – fazer parte da decoração.

Luz suave

Iluminação é algo transformador. Dica de ouro: prefira sempre as lâmpadas com tonalidade amarelada e tenha um ambiente mais quente e acolhedor. Já notou como a luz branca não valoriza em nada a decoração e não promove o bem-estar? Fique tranquilo que já existem opções em LED amareladas e bem econômicas. Luminárias de chão, abajur e cordão de luzinhas também contribuem para criação de um clima agravável a partir de luzes indiretas.

Compartilhe

Leia também

Receba nossas postagens por e-mail

Visualize os e-books da TGD

Preencha os dados abaixo e tenha acesso ao e-book de forma gratuita.