1 de janeiro de 1970

Conheça o significado de cada ambiente da sua casa

Como o significado psicológico de cada cômodo da casa influenciam na decoração

A sala de estar

A sala de estar representa o que nós gostaríamos de ser. Por isso, normalmente reservamos os melhores móveis, quadros e tapetes para este espaço. Para parecer mais extrovertido, por exemplo, cores quentes e iluminação clara são o caminho. Se o desejo é se mostrar mais romântico e introvertido, é bom optar por cores pastel e iluminação reduzida.

A cozinha

O núcleo familiar é representado pela cozinha. Ela tem significado ancestral, pois a casa como conhecemos nasceu da necessidade de se proteger o fogo, que ficava exatamente neste ambiente. Por isso, deve trazer a ideia de acolhimento, possibilitando a reunião familiar.

A iluminação tem que ser funcional e clara para o preparo dos alimentos, e possibilitar uma iluminação amarela e rebaixada, que permite mais aconchego e intimidade, para a hora de comer.

O quarto

O dormitório de casal é basicamente um "ninho" de reprodução, onde ocorre a perpetuação da espécie humana. Tons pastel, texturas agradáveis ao tato e luz rebaixada conduzem ao clima ideal tanto para o romance quanto para o descanso pleno.

O banheiro

O banheiro é o espaço do Self, onde chega-se ao ego e encontramos o nosso verdadeiro e mais profundo eu. Nele é possível abandonar as máscaras sociais do dia a dia, o pânico que sentimos ao assistir a cena clássica do filme Psicose, de Hitchcock, exemplifica muito bem esse sentimento. Quando a protagonista é surpreendida em sua vulnerabilidade e assassinada a golpes de faca, nos identificamos com ela imediatamente: o pânico que sentimos pode, então, ser traduzido como o medo de revelarmos o nosso eu mais profundo.

Assim, o termo do latim clássico ‘Salutem per aquam’ cai muito bem ao espaço, pois a água possui um poder regenerador de energizar e tranquilizar as pessoas em suas verdadeiras essências. Por isso, uma decoração mais intimista e que permita um relaxamento profundo, como na tendência de banheiros spa, é uma ótima pedida.

Fonte: casavogue

Compartilhe

Leia também

Receba nossas postagens por e-mail

Visualize os e-books da TGD

Preencha os dados abaixo e tenha acesso ao e-book de forma gratuita.