1 de janeiro de 1970

Dicas certeiras para deixar a casa sempre cheirosa e aconchegante

Não há nada melhor do que chegar em casa depois de um dia corrido e encontrar nela um lugar tranquilo e acolhedor para repousar. Um cantinho arrumado e cheiroso é fundamental para recarregar as energias, e uma casaaconchegante tem tudo a ver com os cuidados que temos com ela.

A rotina às vezes atrapalha, mas ela não pode se tornar uma barreira para o seu bem-estar. Mais do que colocar a casa em ordem, é fundamental deixá-la saudável, e acredite, isso não é uma missão impossível. Três fatores precisam ser levados em conta para uma casa cheirosa e aconchegante: os cuidados com cama, mesa e banho, a rotina de faxina ideal e os produtos de limpeza certos para cada necessidade.

Planeje-se!

Se você enfrenta dias corridos e conta com pouco tempo para a faxina, faça um planejamento semanal para realizar todas as tarefas com organização. Com ele você não só economiza tempo e esforço, como também garante que nenhum detalhe importante será esquecido.

“Sabemos como o dia a dia é corrido e que, muitas vezes, deixamos alguns cuidados com a casa para depois. Uma boa dica para deixar ela sempre saudável é montar um cronograma de limpeza que pode ajudar a manter seu lar sempre bem arrumado e limpo”, afirma Amanda Jimenez, coordenadora de desenvolvimento de produtos para o cuidado com a casa da Unilever Brasil.

Os cuidados certos para cada cômodo

Um dos locais que mais precisam de atenção é a cozinha, o banheiro e o chão dos ambientes. Utilizar um bom limpador, como um desengordurante ultra rápido para o fogão e pia ajuda muito a manter o ambiente limpo por mais tempo e de forma fácil. No banheiro, uma boa solução é utilizar cloro no formato gel, que permite que o produto se fixe melhor inclusive em superfícies verticais como o vaso sanitário.

Já no chão, faça a solução de 150ml de cloro no formato gel em meio balde de água (5 litros), despeje na superfície e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, passe um pano úmido ou enxágue bem para garantir que todo o produto foi retirado, finalizando a limpeza com um pano seco e limpo.

Não negligencie as roupas de cama, mesa e banho

Um quarto limpo e acolhedor é quesito obrigatório para os momentos de relaxamento. As roupas de cama, mesa e banho, por exemplo, são itens que necessitam de atenção redobrada durante o dia a dia, por que estão sempre em contato com o nosso corpo e impactam diretamente na nossa qualidade de vida. Uma roupa de cama bem cuidada influencia, e muito, na qualidade do sono.

De acordo com uma pesquisa feita pela Unilever Brasil, os brasileiros têm o hábito de trocar as roupas de cama e banho, em média, uma vez por semana. Por isso, o mais indicado por especialistas é higienizar estas peças com os produtos específicos para os cuidados que os enxovais exigem, como a lavagem em água morna e o uso de sabão neutro suave.

Aposte em velas e aromatizadores naturais

Para garantir uma casa cheirosa e ainda mais confortável o ano inteiro, que tal deixar os ambientes perfumados com aromatizadores naturais? Você mesmo pode fazer um desses se souber utilizar os materiais corretos. Uma dica infalível é o aromatizador feito com limão, lima, alecrim e extrato de baunilha. É só é incrementar o odor lima-limão, feito com fatias colocadas na água, com algumas gotas de extrato de baunilha e alguns ramos de alecrim. 

Fonte: Casa Abril 

Compartilhe

Leia também

Receba nossas postagens por e-mail

Visualize os e-books da TGD

Preencha os dados abaixo e tenha acesso ao e-book de forma gratuita.