16 de abril de 2018

Dicas para facilitar a mudança

Sabemos que todo o processo de mudança é muito estressante. Encaixotar, transportar e arrumar os objetos na casa nova, se adequar a um novo ambiente, contratar serviços básicos, tudo isso gera trabalho e desgaste até que tudo tome seu lugar. Pensando em facilitar esse momento, criamos uma lista com diversas dicas para ajudar você.

Check-list

O primeiro passo importante é criar uma lista bem detalhada de tudo o que precisa ser feito, determinando uma data para cada coisa, de forma que nada se perca. Conforme as tarefas forem sendo cumpridas, marque um check. Assim você consegue ter um controle maior da situação.

Transporte

Defina que tipo de serviço você vai precisar e qual o seu orçamento. Existem transportadoras que disponibilizam desde caminhões pequenos para levar móveis e caixas prontas até o serviço completo que contempla a embalagem, o transporte e a organização no novo lar. Definida sua necessidade e qual serviço você vai precisar, é hora de escolher a empresa ideal. Verifique se existe seguro dos itens transportados e a partir disso exija um contrato estipulando valores, horários de saída e chegada, formas de pagamento, além de uma lista completa de todos os pertences que ficaram sob responsabilidade da empresa contratada. Assim, caso ocorra algo inesperado, é mais fácil ir em busca dos seus direitos.

Regras Condominiais

Cada condomínio possui regras próprias relacionadas a horários de obras e mudanças. Atente-se tanto ao local de onde está saindo quanto com a nova locação, converse com o sindico e faça todos os agendamentos necessários.

Embalagem

É hora de começar a encaixotar os seus pertences. Comece pelos itens menos usados no dia a dia e assim vá progredindo. Etiquetar todas as caixas indicando o cômodo ao qual ela pertence e o que há dentro dela irá facilitar na hora de organizar tudo na casa nova. É importante que detalhes como a fragilidade do objeto também sejam apontados, evitando algum estrago. Existem também profissionais que ajudam nessa hora, como o personal organizer, que vai colocar tudo no lugar para você!

Atualização de endereço

Com aproximadamente 10 dias de antecedência em relação à mudança, altere seu cadastro nas companhias de serviços básicos como luz, água e gás. O fornecimento de alguns desses serviços é mediado pelo condomínio e estes terão o controle do desligamento individual. Outros serviços como internet, telefone e TV a cabo, por exemplo, também devem ser transferidos para o novo endereço. Lembre-se de entrar em contato com o banco e outras eventuais assinaturas para que seja tudo redirecionado.

A casa nova

Inspecione o local e verifique se há necessidade de algum reparo, caso a resposta seja sim, deixe tudo pronto antes de chegar com os móveis. Meça o tamanho dos seus móveis em relação ao espaço do elevador e das portas, certificando-se de que tudo passará. Três dias antes faça uma boa faxina e coloque todos os detalhes que faltam no lugar e um dia antes confira se os serviços básicos já foram ligados pelas concessionárias.

Dispensa vazia

Programe-se para consumir tudo o que há na sua dispensa, principalmente de itens perecíveis. No meio da transição, você estará provavelmente sem gás por alguns dias ou até mesmo com fogão e geladeira por instalar, portanto é importante tomar cuidado na hora de comprar alimentos e focar em um cardápio mais prático, de acordo com o que terá disponível.

Desligue tudo

Pelo menos dois dias antes, a geladeira deve ser retirada da tomada para conseguir degelar a tempo suficiente. Assim, você evita vazamento de água na hora de transportar. Um dia antes tire da tomada todos os eletrodomésticos, dando tempo para que esfriem totalmente para ser encaixotado e transportado.

Mala de mão

Em meio a loucura de uma casa cheia de caixas será difícil encontrar de primeira o que você precisa com urgência, por isso é importante ter uma mala de mão com coisas básicas, como uma muda de roupa, kit de higiene, jogo de cama e banho. Também é válido colocar nesta mala coisas de valor, como joias, eletrônicos e documentos importantes.

Compartilhe

Leia também

Receba nossas postagens por e-mail

Visualize os e-books da TGD

Preencha os dados abaixo e tenha acesso ao e-book de forma gratuita.