12 de setembro de 2019

Divisórias vazadas: ambientes divididos com criatividade e beleza

Ja? na?o e? de hoje que os projetos arquiteto?nicos te?m valorizado espac?os amplos, com poucas paredes e ambientes integrados. Por esse motivo, a diviso?ria tornou-se item cobic?ado na decorac?a?o e tem a func?a?o de separar os espac?os, sem afetar a luminosidade, circulac?a?o de ar e, tampouco, causar perda de amplitude no ambiente.

Os modelos e materiais sa?o arrojados e variam em inu?meras possibilidades. Algumas composic?o?es sa?o verdadeiras obras de arte, outros sa?o simples mas da?o um toque todo especial ao local onde esta?o instalados.

Uma das mais procuradas e? justamente a diviso?ria vazada. Com ela, cria- se uma definic?a?o para os ambientes, mas e? possi?vel ter uma visa?o conjunta de cada espac?o. Esta? em alta, neste caso, o uso do cogobo? – blocos de cera?mica muito usados nos anos 1970, com geometria e revestimento variados, cujos padro?es rendem inusitadas composic?o?es. Tende a ser mais econo?mico.

Outros materiais podem ser utilizados na composic?a?o da diviso?rias. Entre os principais esta?o: MDF, gesso/drywall, vidro, madeira e pla?stico. Conforme as inspirac?o?es do proprieta?rio e do arquiteto, as diviso?rias ganham formatos e acabamentos este?ticos que fazem daquele espac?o praticamente um quadro vivo, variando desde o cla?ssico ao contempora?neo – com formas geome?tricas ou trac?ados abstratos. Ale?m disso, podem ser multifuncionais e ter um papel de estante ou rack para TV, por exemplo.

Numa e?poca que prioriza a economia criativa e a sustentabilidade, utilizar materiais alternativos tambe?m e? uma boa pedida e da? um toque especial ao espac?o. Caixotes pla?sticos, de legumes e hortalic?as, por exemplo, podem render uma decorac?a?o despojada, dividir o ambiente e, ainda, funcionar como prateleiras. Outra ideia e? utilizar pallets de madeira ou placas de vidro que podem ser suspensas por cabos presos ao teto. Cortinas tambe?m funcionam como interessantes diviso?rias. Como ha? uma infinidade de tecidos, a grande vantagem e? que, quando cansar, basta trocar o item.

Vale lembrar que as cores e materiais da diviso?ria precisam estar em harmonia com o ambiente, combinando, por exemplo, com pisos e paredes. Por isso, pesquisar bastante e? um investimento que pode deixar sua casa ou escrito?rio ainda mais bonitos.

 

 

 

Fonte: Jornal SP Norte

 

Compartilhe

Leia também

Receba nossas postagens por e-mail

Visualize os e-books da TGD

Preencha os dados abaixo e tenha acesso ao e-book de forma gratuita.