Entrou em um financiamento com parcelas a perder de vista?
Existe uma forma para concluir o pagamento antes do previsto:
30 anos é tempo suficiente para construir uma vida, certo? Se formar, casar, ter filhos. Três décadas é tempo suficiente para fazer muita coisa. Sabe o que mais leva 30 anos? A maior parte dos financiamentos imobiliários, para conseguir a tão sonhada casa própria.
Se você não deseja pagar parcelas por todos esses anos de sua vida, existem opções disponíveis que diminuem o tempo do total dos financiamentos e podem fazer com que o sonho da casa própria não se torne o pesadelo da dívida eterna. Com um pouco de organização é possível usar a chamada amortização ao seu favor.
O que é a amortização?
A amortização imobiliária, nada mais é que o pagamento antecipado do saldo devedor do imóvel. Quando pagamos as prestações do imóvel de maneira tradicional, uma parte do valor corresponde aos juros cobrados pela instituição financeira e outros encargos, como seguro de vida e de residência. O valor restante é o que efetivamente será utilizado para abater, ou amortizar, o saldo devedor.
Por isso, além de concluir seu financiamento em menos tempo, quem antecipa valores diminui ainda a quantidade de juros pagos ao final do contrato.
Use seu FGTS
Sempre que possível utilize seu FGTS para abater a dívida. Além de diminuir o tempo do financiamento imobiliário, o FGTS também pode ser usado para amortização com redução permanente no valor da prestação — neste caso, a redução é proporcional ao novo saldo devedor — ou abatimento de percentuais específicos na parcela, que podem chegar a até 80%, durante 12 meses.