18 de maio de 2021

FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO: O que você precisa saber?

As taxas de juros para financiamento caindo e a Selic baixa sinalizam que agora pode ser a hora de investir em imóveis. Mas o que você precisa saber antes de financiar um imóvel?

Para dar entrada você precisará de, pelo menos, 20% do valor do imóvel que pretende comprar. Esse é o valor mínimo aceito pelos bancos. Nenhuma instituição séria vai financiar, sozinha, 100% do imóvel. Se financiar, desconfie.

O valor do seu financiamento depende da sua renda. As parcelas dos financiamentos, por regra de concessão de crédito, só poderão comprometer até 30% da renda bruta do tomador de crédito.

As taxas de juros não mudam só de banco para banco. Elas também variam de acordo com cada pessoa. Aquela taxa mínima que vemos anunciada logo após a expressão "a partir de" varia de pessoa para pessoa, de acordo com o histórico de crédito, renda mensal, estabilidade do emprego e do que os bancos chamam de "relação com o banco".

O Custo Efetivo Total (CET) é aquilo que você realmente vai pagar pela operação de financiamento. Ele inclui, além das taxas, outros custos operacionais como tarifas e seguros obrigatórios. Um banco pode ter taxas de juros menores, mas CET maior que outro. E é no CET que você deve se atentar.

A Isabel Filgueiras, do Valor Investe, explica tudo de um jeito muito fácil aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=trwqwnBybfY&t=83s

Compartilhe

Leia também

Receba nossas postagens por e-mail

Visualize os e-books da TGD

Preencha os dados abaixo e tenha acesso ao e-book de forma gratuita.