27 de novembro de 2018

Jardim Botânico: o jovem bairro verde de Porto Alegre

Vila Russa ou Vila São Luiz, como era conhecido o atual bairro Jardim Botânico, surgiu a partir da ampliação da Avenida Ipiranga em 1959, que deu origem a principal atração que dá nome à região e tem como limite os bairros Petrópolis, Jardim do Salso e Partenon.

O parque Jardim Botânico, fundado em 1958 a partir da extinta Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, possui cerca de 39 hectares com coleções de plantas identificadas e catalogadas em seu espaço, localizado entre as avenidas Cristiano Fischer e Salvador França, é uma das atrações que dão sentido ao bairro. Além da presença do famoso parque, pela região também encontramos outras áreas arborizadas de lazer para curtir com a família, como o Parque Ararigboia, a Praça Frei Orlando e a Praça das Nações Unidas.

Em relação a infraestrutura e qualidade de vida dos moradores, o bairro é pensado para quem busca tranquilidade e acessibilidade, com farto comércio espalhado pela vizinhança. Quem mora por lá tem como quintal de casa o Shopping Bourbon Ipiranga, principal centro comercial da região, além de contar com inúmeros estabelecimentos, como farmácias, supermercados, agências bancárias, lojas de diversos setores e restaurantes, principalmente na Rua Barão do Amazonas, uma das vias que interliga as Avenidas Ipiranga e Protásio Alves. Além disso possui fácil acesso às principais saídas da cidade, como a Região Central e o Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Para quem está na fase de escola dos filhos ou em fase de graduação e precisa de acessibilidade, o bairro é perfeito. A região conta com diversas escolas, espaços de recreação infantil e está próxima das duas principais universidades de Porto Alegre – a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sendo a Escola Superior de Educação Física (ESEF) situada nas dependências do bairro, e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

 O Jardim Botânico pode ser considerado extremamente plural, tanto por atender famílias mais tradicionais que estão na região há algum tempo, quanto por estar aberto aos universitários que passam por lá em busca de abrigo durante seus anos de graduação. A qualidade na infraestrutura do bairro está exatamente na união entre os diversos fatores que o tornam único e viável: a tranquilidade das ruas que misturam casas e prédios, grande quantidade e qualidade do comércio no entorno, rica área de lazer para frequentar com a família e os amigos e a variedade na educação com a riqueza de instituições escolares que existem por lá.

E você, já conhece o bairro Jardim Botânico? Qual sua atração favorita? Para saber mais sobre os diversos bairros de Porto Alegre, acompanhe nosso blog.

**Você sabia que a TGD possui um empreendimento com apartamentos prontos para morar no Jardim Botânico, o VIVÁ? Fale com um de nossos corretores!

 

Fonte: TSSIncorporadora | Procempa

Compartilhe

Leia também

Receba nossas postagens por e-mail

Visualize os e-books da TGD

Preencha os dados abaixo e tenha acesso ao e-book de forma gratuita.