3 de outubro de 2019

O poder transformador de uma caminhada

O ritmo acelerado das cidades pode parecer pouco convidativo para uma tranquila caminhada. Mas além de ser um ótimo exercício para o corpo e mente, caminhar também pode transformar sua relação com o espaço onde vive.

Médicos, profissionais da saúde mental e educação física consideram a caminhada a atividade física mais acessível e democrática, sendo indicada por seus incríveis benefícios. Estes vão desde o combate ao sedentarismo e doenças cardíacas ao estresse e depressão.

Mas você já parou para se perguntar quantas vezes dedicou um tempo para caminhar por sua rua, bairro ou cidade sem ter um objetivo predefinido e tempo contado? Apenas com o intuito de apreciar detalhes, conhecer novos lugares ou redescobrir antigos?

A caminhada, livre e despretensiosa, é uma ação que carrega em si o potencial de mudar perspectivas. Você percebe seu entorno, explora o desconhecido, compreende o diferente, aprende sobre as dinâmicas da sua comunidade e entra em contato com pessoas e espaços de forma ativa e conectada.

Muito além de um exercício físico ou de uma questão de mobilidade urbana, caminhar é observar, ver, entender, compartilhar e ressignificar. E seu corpo, mente e cidade agradecem.

Compartilhe

Leia também

Receba nossas postagens por e-mail

Visualize os e-books da TGD

Preencha os dados abaixo e tenha acesso ao e-book de forma gratuita.