14 de julho de 2017

Qual bairro ideal para você?

Moinhos de vento

 

O Moinhos foi bastante modificado nos últimos anos, através da construção de muitos edifícios residenciais e com a grande expansão do comércio.

No início da década de 2000, construiu-se um shopping center batizado com o mesmo nome do bairro, o Moinhos Shopping, integrado ao primeiro hotel internacional de cinco estrelas da cidade, o Sheraton Hotel Porto Alegre. Embora pequeno em comparação a outros centros de compras, ele abriga mais de cem lojas, muitas sofisticadas, distribuídas em quatro pavimentos, além de quatro níveis subterrâneos de estacionamento.

Tal qual outras ruas da cidade, as ruas do Moinhos de Vento costumam ser bastante arborizadas, sendo que algumas se enquadram nos preceitos da "Lei dos Túneis Verdes", criada para proteger vias dessa categoria.

O Moinhos de Vento abriga ainda a Avenida Goethe e a Rua Fernando Gomes, conhecida como "Calçada da Fama". Ambas possuem atrações da noite porto-alegrense, como bares e restaurantes. Outra rua badalada do bairro é a Rua Padre Chagas, com diversos bares, restaurantes e lojas de marcas de luxo. Outra rua que se destaca pelo comércio é a Rua Vinte e Quatro de Outubro.

Inaugurado em 1972, o Parque Moinhos de Vento, popularmente chamado de "Parcão", é frequentado para a prática de exercícios, além de ser cenário para várias atrações culturais. Junto dele pode-se encontrar a praça do DMAE. Ao lado do lago do parque, há uma réplica de um moinho açoriano onde um funciona uma biblioteca infantil. Outras opções de lazer incluem os clubes da Associação Leopoldina Juvenil e do Grêmio Náutico União.

No bairro Moinhos de Vento encontra-se o empreendimento comercial IN 1883. Com salas de 37,00M² À 474,00M², estacionamento, foyer, sala de reunião e sala de treinamento.

 

Floresta

 

O Bairro Floresta faz parte do chamado 4.º Distrito. Ainda que a atual divisão administrativa não delimite distritos, e existam divergências quanto a sua abrangência, o termo 4.º Distrito é usado para denominar a área compreendida pelos bairros Navegantes, São Geraldo, Floresta, Humaitá e Farrapos.

Como parte de uma série de medidas de revitalização do Quarto Distrito, há reduções de impostos municipais para empresas de base tecnológica, inovadoras e de economia criativa instaladas nesses bairros.

O bairro possui muitos prédios antigos, em sua maioria das décadas de 1950, 1960 e 1970, tendo os mesmos pouca ou, às vezes, nenhuma conservação. Atualmente, o Floresta conta com grande variedade comercial, preservando ainda algumas de suas indústrias, mas não deixou de ser residencial. Outras igrejas foram erguidas, tanto católicas como protestantes, respeitando a homogeneidade de seus moradores.

Em algumas ruas do bairro, próximas a Av. Farrapos, onde se localizam diversas boates, existe alto índice de prostituição, além da chamada "prostituição de rua", à noite. Muitos empreendimentos de grande porte, como o Shopping Total e o Shopping Floresta (em construção), bem como a migração de muitas empresas de médio porte, estão contribuindo de forma significativa para o melhoramento do bairro. Outro fator importante é a proximidade do bairro com o Centro da capital gaúcha, proporcionando às empresas e aos seus moradores facilidades no manejo e logística.

As praças do bairro são: Praça Bartolomeu de Gusmão e Florida.

No bairro Floresta encontra-se o empreendimento residencial Villa Floratta. Ele conta com apartamentos de 43,49M² À 80,22M²; 1, 2 e 3 dormitórios; churrasqueira; vaga na garagem e salão de festas.

Menino Deus

 

Residencial desde sua origem, o Menino Deus é considerado um bairro de classe média alta, que dispõe de proximidade com centros comerciais e de lazer. Rodeado por bairros importantes (como Azenha, Praia de Belas e Cidade Baixa) ele está próximo de estádios, shopping e diversas praças. Um dos maiores shopping, o Praia de Belas, encontra-se logo ao lado do bairro.

Ele também está logo ao lado do maior centro de pubs e casa de festas da cidade, a Cidade Baixa. Além de ocorrer eventos culturais, o bairro é um ótimo lugar para sair com amigos.

Para os amantes do futebol, o Menino Deus está logo ao lado do Beira-rio, ou seja, tendo a possibilidade de ir a pé para o estádio, sem se preocupar com estacionamento.

Ainda, fica perto de grandes praças, como o Monumento aos açorianos, Parque Marina do Brasil, Parque Harmônia e Parque Farroupilha (mais conhecido como Redenção). Além de ficar próximo ao anfiteatro pôr-do-sol, onde acontecem shows e eventos culturais gratuitos.

O bairro Menino Deus ainda fica próximo do centro de Porto Alegre e da Zona de serviços públicos da cidade, contando com a Câmara Municipal de Porto Alegre, Ministério Público, Ministério da Fazendo, Ministério da Agricultura e Tribunal Regional Federal da 4.ª Região.

No bairro Menino Deus encontra-se o empreendimento residencial Vicino. Ele conta com apartamentos de 56,25M² À 60,76M², 2 quartos (sendo 1 suíte), lavabo, churrasqueira, salão de festas e vaga na garagem.

 

Jardim Botânico

 

O desenvolvimento do bairro Jardim Botânico ocorreu através da ampliação da Avenida Ipiranga. No final da década de 1970 houve um considerável investimento em termos habitacionais com a construção do Condomínio Felizardo Furtado, onde residem cerca de quatro mil e quinhentos moradores. O condomínio é um dos mais organizados da capital, localizado em um ponto estratégico do bairro.

Outro fator de crescimento do Jardim Botânico foi o estabelecimento da sede da Escola Superior de Educação Física (ESEF), em 1963. Esta instituição foi anexada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1969. Hoje, a Escola e estrutura de que dispõe estão localizadas dentro do Campus Olímpico da universidade.

É dentro do Jardim Botânico que está localizado também um dos mais completos núcleos hospitalares do Estado, o Hospital São Lucas, que foi aberto ao público no ano de 1976. A instituição, administrada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), atende hoje a convênios particulares e também ao Sistema Único de Saúde. Próximo do Hospital está localizado o parque esportivo da PUCRS.

O centro de compras que mais se destaca é o Bourbon Shopping Ipiranga.

No bairro Jardim Botânico encontra-se o empreendimento residencial Vivá. Ele conta com apartamentos de 59,82M² À 64,39M², 2 quartos (sendo 1 suíte), lavabo, churrasqueira, salão de festas e vaga na garagem.

 

Compartilhe

Leia também

Receba nossas postagens por e-mail

Visualize os e-books da TGD

Preencha os dados abaixo e tenha acesso ao e-book de forma gratuita.