12 de setembro de 2019

Saiba como montar um jardim dentro do apartamento

Cada vez mais pessoas optam ou precisam viver em prédios, mas nem todas abrem mão do contato com a natureza mesmo em plena a região urbana. Apesar do espaço pequeno, com algumas técnicas, você pode montar seu próprio jardim no apartamento e usufruir da natureza mais próxima a você.

 

Escolha as plantas mais adequadas

 

(Imagem: Pinterest)

Para cultivar um jardim no apartamento, a primeira dica é escolher as plantas que se adaptem ao ambiente. Dê preferência a espécies que precisem de pouca luminosidade e ventilação.  Algumas recomendadas são antúrio, violeta, espada de São Jorge, bromélia, mini cactos, rosa pedra e outras com folhagens de pequeno porte. Considere também o espaço, orçamento e tempo que você dispõe para cuidar desse cantinho verde.

 

Aposte em vasos

(Imagem: Pinterest)

Em qualquer cantinho, você pode montar um jardim no apartamento. Aposte em pequenos vasos dispostos em prateleiras ou até mesmo nos espaços das janelas. Além das espécies de plantas mencionadas, uma ideia bacana é cultivar uma pequena horta composta por ervas como hortelã, manjericão e cebolinha. Seja qual for sua escolha, essa pequena área verde contribuirá para os ambientes ficarem muito mais aconchegantes e propícios para você  descansar depois de um dia de trabalho ou fazer as atividades diárias com muito mais pique.

 

Utilize as paredes

(Imagem: Pinterest)

Como o espaço é reduzido, otimize-o utilizando as paredes. Escolha uma próxima a janelas, com boa iluminação, ventilação e com espaço suficiente para fixar painéis de madeira, fibras, treliça, materiais improvisados ou mesmo para pendurar os vasos diretamente. Essa estrutura é chamada jardim vertical e deixa o ambiente muito charmoso. Só fique atento para garantir uma boa drenagem da água.

 

Use e abuse da sua varanda

(Imagem: Pinterest)

Se o seu apartamento tem varanda ou mesmo uma pequena sacada, montar o jardim fica bem mais fácil. Além das condições climáticas, o espaço é bom para drenar a água e você ainda conta com diversas possibilidades. Entre elas, estão desde vasos fixados nas grades até espaços maiores ornamentados com pedras e outros móveis. A única regra é não exagerar na quantidade de objetos para não atrapalhar a circulação. Com isso, você pode criar um ambiente muito aconchegante para seus momentos de descanso ficarem repletos de bem-estar.

Com criatividade, você constrói um jardim no apartamento para usufruir de um pedacinho que a natureza tem a oferecer. Verifique o local disponível e comece a planejar o seu espaço verde desde já.

 

 

Fonte: Atitudes sustentáveis

Compartilhe

Leia também

Receba nossas postagens por e-mail

Visualize os e-books da TGD

Preencha os dados abaixo e tenha acesso ao e-book de forma gratuita.