29 de agosto de 2020

Santo Antônio 85 anos vivendo a conexão do bairro Moinhos de Vento e Floresta

Jorge Aita, atualmente nome a frente do restaurante, compartilha suas vivências e boas histórias nesta região.

A Churrascaria Santo Antônio é negócio da família Aita e restaurante do coração de muitos porto-alegrenses. Em 85 anos, o empreendimento acompanhou a mudança e a evolução de uma vizinhança que, nos últimos anos, se consolidou como polo gastronômico e que, para sorte dos futuros moradores, está bem pertinho do Quintal Moinhos da TGD. Em entrevista exclusiva, Jorge Aita, atualmente nome a frente do restaurante, compartilha suas vivências e boas histórias nesta região.

Por que a escolha deste endereço, há 85 anos, para abertura do restaurante?

Meus avós, imigrantes italianos, que se conheceram já em Porto Alegre porque vieram em navios diferentes, moravam na região. A zona reunia importantes empresas, como Souza Cruz, White Martins, Endler, Café Amberger, editora de livros Selbach e muitas outras. E isso motivou a abertura de um restaurante próximo, uma vez que o movimento era garantido. Em 1935, ano de fundação da Santo Antônio, o então governador Flores da Cunha convidou meu avô para fazer um churrasco na Semana Farroupilha. E, de restaurante italiano nos tornamos a primeira churrascaria do Brasil. 
Eu cresci dentro do churrascaria Santo Antônio. Moramos sempre ali do lado do restaurante. E tomei gosto pelo trabalho dos meus pais e dos meus tios. Ficamos conhecidos pelo churrasco e também pelo filé. Neste momento, que só temos o delivery e o take away por conta das restrições, como é chamado o “balcão”, relembro das filas de tempo atrás do pessoal pegando vianda pra levar pra casa. 

O que mudou neste tempo?

A zona toda mudou e tem mudado bastante. O Café do Porto foi importante para isso. A Avenida Cristóvão Colombo consolidou-se como um polo de negócios com muitos escritórios. Aqui notamos uma procura grande pelo almoço e pelas sugestões de pratos do dia. Mas tem charme também. À noite é muito bem frequentado. A chegada do Moinhos Shopping e de uma série de hotéis de excelência, como Sheraton, Ibis, Laghetto, qualificou ainda mais a região. Porto Alegre que sempre foi pouco turística, com a expansão da rede hoteleira, tornou-se destino por seus eventos corporativos. E isso fortalece nossa atividade. 

A chegada da Casa Destemperados ao bairro também é uma motivação especial. Além disso, as construtoras investindo também nesta região, o que promove mais gente morando e circulando. A Santo Antônio se encontra no meio do caminho de um endereço consolidado, que é o Moinhos de Vento, e de uma região que vem sendo muito comentada que é o 4º Distrito. E isso é bem interessante!
 

Quais locais que recomendas na vizinhança?

Gosto muito da L'antica Pietra que tem pizzas sensacionais. Fica na Rua Dr. Timóteo, 150. Recomendo também o Chopp Stübel, na Av. Mariland, 431, e também o 20 Barra 9, localizado na Rua Hilário Ribeiro, 287. E, claro, fica sempre o convite para uma visita ao Restaurante Santo Antônio.

 

Não deixe de conhecer os pratos deste restaurante.

Endereço: Rua Dr. Timóteo, 465 / Por hora: tele-entrega e take away pelo telefone (51) 3222.3130.

Compartilhe

Leia também

Receba nossas postagens por e-mail

Visualize os e-books da TGD

Preencha os dados abaixo e tenha acesso ao e-book de forma gratuita.