22 de maio de 2017

Arquiteto apresenta dicas e tendências para iluminação nos ambientes

Arquiteto apresenta dicas e tendências para iluminação nos ambientes

 

A iluminação do ambiente é tão importante quanto os móveis e os objetos de decoração, uma vez que valoriza o projeto de design de interiores. Por isso, antes de iniciar o projeto, é importante definir qual será a finalidade de cada espaço, seja para trabalhar, ler, relaxar ou dormir. Além disso, é necessário posicionar corretamente as luminárias, que podem refletir a luz indevidamente na tela da televisão, por exemplo.

 

Segundo o arquiteto consultor da Telhanorte, César Augusto Pasquini, a luz central do ambiente deve ser a mais forte, pois cria um cenário harmônico. Já as lâmpadas embutidas, como spots, arandelas, colunas e abajures são indicadas para um encontro social, pois criam um jogo de luzes indiretas.

 

"As iluminações direta ou indireta são as mais tradicionais e possuem como função principal a dispersão da luz por todo o ambiente de forma homogênea. O diferencial é que na iluminação direta, a luz é voltada para baixo, enquanto na iluminação indireta, a luminosidade é voltada para o teto, refletindo sobre o ambiente. Já a iluminação de tarefa é utilizada para determinada atividade, uma vez que possui foco, indicada para ler ou para fazer as refeições", comenta César.

 

 

Para a escolha do tipo de lâmpada para os ambientes, César conta que, na cozinha, a iluminação de cor fria é mais utilizada, pois não distorce as cores, deixando o ambiente mais claro. "Já no quarto e na sala, é possível utilizar uma iluminação mais amarela e quente, que deixa o ambiente mais aconchegante, embora menos claro e com as cores mais distorcidas", complementa.

 

"Atualmente, a lâmpada branca tem sido muito procurada pelos consumidores para uso em vários espaços da casa", diz o arquiteto. Como os ambientes estão muito integrados, como a cozinha com a sala, e também com múltiplas funções, como quarto e escritório, a luz branca é a ideal, pois padroniza o ambiente", afirma o arquiteto.

 

Do ponto de vista de eficiência energética, as lâmpadas de LED também são destaques no setor de iluminação. Além do baixo consumo de energia, a vida útil é superior em comparação com as lâmpadas tradicionais. Outro fator relevante é a multiplicidade de usos do modelo LED, que pode compor o ambiente de diversas formas, seja ao redor de acessórios decorativos, como tetos rebaixados de gesso, na forma de painel, por exemplo.

 

Fonte:  BONDE

Compartilhe

Leia também

Receba nossas postagens por e-mail

Visualize os e-books da TGD

Preencha os dados abaixo e tenha acesso ao e-book de forma gratuita.